EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Polícia Militar lança o projeto “Identidade Legal”


Batalhão da Policia Militar promove a cidadania e crianças tiram seu primeiro documento.
Assessoria de imprensa PMAC

Segunda feira (09) aconteceu o lançamento do projeto social “Identidade Legal” no 2º Batalhão de Polícia Militar. O Projeto é desenvolvido pela tenente Cristiane e o soldado Fontinele. Os Militares contam com o apoio da Secretaria de Polícia Civil, através do Instituto de Identificação e do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AC possibilitam aos alunos da rede pública de ensino tirarem sua Carteira de Identidade Civil.
A coordenadora falou sobre o projeto, “A importância desse tipo de ação é grande, haja vista que a maioria das crianças e adolescentes não dispõem do documento de identidade civil, que é um documento completo, com foto, dados de filiação e impressão digital. Muitas vezes o único documento de identificação portado por essas crianças ou adolescentes é a Certidão de Nascimento, que é um documento muito importante, mas difícil de transportar e sem a identificação fotográfica.” Comentou a tenente Cristiane.
Identidade Legal em Ação
As crianças e/ou adolescentes são levadas da escola para o 2º BPM, de ônibus, sob a supervisão de um Policial Militar e de uma professora da turma. Durante o atendimento os alunos participam de atividades como cineminha, pinturas, palavras cruzadas e caça-palavras. Também é servido um lanche aos alunos. Após o atendimento as crianças são conduzidas de volta à escola em segurança. Em até 15 dias as Carteiras de Identidade serão entregues na escola.
A primeira turma contemplada com o Projeto foi a do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Angélica de Castro, alunos da Professora Lindomar. Ao todo 30 crianças tiveram seu documento de Identidade expedido. O projeto contou com a visita da Inspetora do Sistema Koban da Polícia Nacional Japonesa Akemi Shibuya, que se mostrou muito contente com o projeto. A visita dela se deve a um sistema de cooperação em policia comunitária entre os países.
O principal objetivo do projeto é aproximar a comunidade escolar da Polícia Militar, proporcionando a criação de vínculos de confiança no serviço oferecido aos cidadãos acreanos. Também divulgar os serviços prestados pelo Posto de Identificação do Bairro Quinze, anexo ao 2º BPM que fica na Rua Boulevard Augusto Monteiro, próximo ao mercado do bairro 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário