EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

domingo, 24 de julho de 2011

Governo apresenta em Brasília projeto para o policiamento de fronteira

Nonato Souza (Assessoria Sesp)

Acre está entre os 11 Estados brasileiros beneficiados pelo programa do governo federal
O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildor Reni Graebner, viajou a Brasília no fim da tarde de quinta-feira, 21. Ele foi defender o Policiamento de Fronteira do Estado

. São R$ 79 milhões até 2014. Para este ano, em sua fase de estruturação, o projeto acreano prevê a cifra de R$ 20 milhões. Os outros Estados contemplados pelo projeto são Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

No projeto do Acre está contemplada a aquisição de viaturas, motos e barcos, telecomunicação, câmeras de videomonitoramento, coletes e outros equipamentos de proteção individual, armas e munições, armas não-letais, equipamentos de informática e o que for necessário ao desempenho da missão. Esta sexta-feira, 22, é a data limite para os Estados contemplados apresentem seus projetos.

Graebner disse que o Pefron está inserido no Programa Nacional de Segurança Pública, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “O programa objetiva basicamente combater crimes característicos das fronteiras, como o contrabando de armas e munições, narcotráfico, tráfico de pessoas, crimes ambientais e roubo de cargas e veículos”, disse.


- Segundo o Departamento de Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Policiamento Especializado na Fronteira (Pefron) fomentará os Estados a criar grupos para atuar de forma preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisas, dentro de suas atribuições, no controle aos crimes típicos da região, realizando a promoção da cooperação intergovernamental e interinstitucional em segurança pública, nas áreas de planejamento, atividades de formação, atuação tático-operacional e intercâmbio de dados.

Também vai propiciar informações e conhecimento, por meio de ações preventivas e itinerantes de ações de Polícia Judiciária, com suporte da Perícia Criminal, sendo estas integradas com os órgãos federais, o que melhora a resolução de casos em curto espaço de tempo e com resultados satisfatórios.

Problemas - As fronteiras do Brasil com os países da América Latina constituem vias de entrada e saída de bens que afetam profundamente a situação nacional da segurança pública. São roubados ou furtados por ano aproximadamente 400 mil veículos e 15 mil cargas. Grande parte é levada para fora do país, passando pelas fronteiras. Anualmente, ocorrem 125 mil apreensões de entorpecentes e 80 mil apreensões de armas de fogo. Outro número preocupante é que aproximadamente 30 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil.

O Acre é um dos 11 Estados a ser beneficiado com o Policiamento de Fronteira. Situado no extremo sudoeste da Amazônia, sua superfície territorial é de 164.221,4 km², correspondente a 4% da área amazônica brasileira e a 1,9% do território nacional. Com uma extensão territorial de 445 quilômetros no sentido norte-sul e 809 quilômetros nos extremos leste-oeste, faz fronteira com o Peru e a Bolívia e divisa com os Estados do Amazonas e de Rondônia.



O Estado possui uma extensa fronteira com a Bolívia (618 quilômetros) e com o Peru (1.350 quilômetros). Esses países, juntos, são responsáveis por mais de 10% do cultivo de coca do mundo, com mais de 90 mil hectares plantados, sendo assim considerados um dos maiores produtores do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário