EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

''Quadrilha do Maçarico'' é presa no Acre

 

quadrilha_macarico

A quadrilha tem ramificações no exterior e agia na tríplice fronteira composta por Brasil, Peru e Bolívia.

Uma quadrilha internacional conhecida com “gang do maçarico” especializada em arrombamento de caixas eletrônicos, formada por quatro catarinenses e dois acreanos agia no Brasil, Peru e Bolívia e seria responsável por dezenas de furtos a terminais bancários em pelo menos nove estados do Brasil foi presa nesta madrugada, em Rio Branco.   

Uma operação realizada nesta madrugada com a participação de mais de 30 investigadores da divisão de Investigações Criminais (DIC), DRE, GECAPC, DPCI, DI, sob o comando dos delegados Roberth Alencar e Adriano Carrasco, culminou com a prisão de seis integrantes da quadrilha.

Após semanas de investigações integrantes da DIC conseguiram identificar uma residência da travessa Tefé, no bairro Nova Estação, onde estava hospedado o bando que planejava arrombar e furtar terminais bancários, além de cofres forte de instituições financeiras na região. Todos foram presos e indiciados por formação de quadrilha e apetrechos para o crime.

Os criminosos agiam na capital e cidades adjacentes e nos estados de Rondônia e Amazonas. O grupo é investigado por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas no sul do Brasil e suspeito de planejar arrombamentos a bancos na Bolívia e Peru.

Na residência alvo da ordem de busca, foram presos Valter Carlos Mendes (28), Ênio Anderson dos Santos (32), Helmit Erdmamm Netto (30) e Luiz Fernando Lopes (35), todos naturais de Santa Catarina, além dos acreanos Moacir Pereira da Costa (dono da casa) e seu filho Moacir Júnior.

Com a quadrilha a Polícia Civil apreendeu um cilindro de oxigênio com um bico de maçarico, usado para arrombar caixas eletrônicos, torno elétrico, bujão de gás, colas especiais, bomba elétrica de resfriamento, pé-de-cabra, balança de precisão e dezenas de objetos usados em rupturas de materiais de fibra e aço (caixas eletrônicos).

Na sede da Delegacia Antiassalto da Polícia Civil (DAPC) para onde a quadrilha foi conduzida, após uma consulta ao sistema SIGO o delegado Roberth Alencar, descobriu que Helmit Erdmamm Netto, que seria o líder da quadrilha tem em seu desfavor cinco mandados de prisão em diversas cidades brasileiras, todos por crimes do gênero.

Helmit tem passagens pela polícia de mais nove estados. Ênio dos Santos tem prisão decretada pela justiça de Santa Catarina e responde a outros cinco inquéritos. Os demais membros também possuem passagem pela polícia.
  
A participação dos dois acreanos “interface” da quadrilha, era o apoio logístico, missão de Moacir Pereira da Costa ex-presidiário, que fornecia a casa (hospedagem) e alimentação para todos os membros da quadrilha. Moacir Júnior tinha a incumbência de mapear os locais onde seriam praticados os arrombamentos, melhor horário e transportar o grupo.
 
A intervenção da Polícia Civil neutralizou as pretensões da quadrilha que na sexta-feira iria arrombar o Banco do Brasil de Boca do Acre (AM). No sábado eles iriam ao município de Senador Guiomard, a 29 km da capital, roubar a sede dos Correios.
 
Segundo o delegado Roberth Alencar, que coordenou a “Operação Maçarico”, a Polícia Civil do Acre agiu de forma eficiente e pontual, mostrando todo o potencial de seus homens tanto nos aspectos investigativo e operacional, assim conseguindo desvendar a autoria de alguns arrombamentos de caixas eletrônicos ocorridos nos últimos meses, bem como evitar outros já programados.
 
Em depoimento ao delegado Roberth Alencar, um dos integrantes da quadrilha confessou que um único arrombamento rendia um lucro médio de R$ 7 mil para cada membro do bando. Assim após alguns golpes apuravam quantia suficiente para a compra de carros de luxo e caminhões (vendidos em seus estados de origem).

Para Emylson Farias, secretário da Polícia Civil, a operação policial demonstrou o grau de comprometimento dos investigadores o que possibilitou aplicar duro golpe contra uma quadrilha complexa. “Isso aumenta a sensação de segurança”, disse o chefe de polícia.

Ele ressaltou que esta mantendo contato com os chefes de polícia de outros Estados onde a “gang do maçarico” violou terminais bancários para roubar. O objetivo, conforme Emylson Farias, é diminuir a circulação de criminosos com esse grau de periculosidade no Acre e no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário