EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Polícia Militar capacita agentes de Policia Comunitária





policia comunitaria Sistema japonês Koban, conhecido pelo resultado de baixos índices de criminalidade, é repassado para os oficiais acreanos.
Por: Agência de Notícias

Teve início na última segunda-feira, 8, no auditório da Escola Armando Nogueira, a segunda etapa do Curso de Polícia Comunitária. Na primeira foram capacitados com curso de multiplicadores 30 oficiais, entre capitães e tenentes. Eles estão repassando os conhecimentos para gestores e operadores, entre sargentos cabos e soldados. Após a conclusão do curso, estarão aptos a desenvolver o conceito de Polícia Comunitária, dentro da filosofia do Sistema Koban, uma instituição policial criada e implantada nas 47 províncias existentes no Japão e que está sendo copiado para outros países, inclusive o Brasil.

O Koban existe há mais de 100 anos. Foi criado em 1874 e, mesmo com a mudança de governo e as pessoas ocupando os mais variados cargos provinciais, o sistema foi mantido. Funciona em áreas urbanas e rurais, com resultados que impressionam pelo baixo índice de criminalidade.

Um acordo de cooperação técnica entre o governo federal (através do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp) possibilitou que 16 Estados da federação aderissem ao programa, entre eles o Acre. O Japão atua dentro desse acordo como operador do conhecimento, passando experiência, treinamento e inspecionando o desenvolvimento do projeto nos Estados onde já está implantado o programa de Policiamento Comunitário.

O coordenador-geral do projeto de Polícia Comunitária da PM do Acre, major Almir Lopes de Souza, explica que o Estado de São Paulo foi pioneiro a aderir ao programa Koban. Seus oficiais são responsáveis em repassar os conhecimentos em cursos de multiplicadores aos demais Estados. Na primeira parte do curso de Polícia Comunitária, foram treinados oficiais capitães e tenentes para atuarem como instrutores. Agora, cabos e sargentos recebem o mesmo treinamento para atuarem como multiplicadores e gerenciarem o conceito Koban nas comunidades onde irão atuar.

Na terceira etapa, o projeto prevê a formação de 250 promotores de Polícia Comunitária, onde estarão inclusos representantes de todos os setores da sociedade organizada através de suas associações, federações e sindicatos. Essa fase do projeto tem conclusão prevista para o final deste ano.

Já na quarta etapa, cujo desenvolvimento deve perdurar até 2014, serão erguidas as estruturas físicas e adquiridas viaturas, equipamentos de vídeo, câmeras e o necessário para o completo funcionamento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário