EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de maio (95º ANIVERSÁRIO DA PMAC)




ORDEM DO DIA
(95º ANIVERSÁRIO DA PMAC)


Exmo. Sr. Governador do Estado do Acre!

Autoridades presentes!

Convidados!

Família Policial Militar!


Hoje, reunidos em formatura solene, comemoramos a passagem do 95º (nonagésimo quinto) aniversário de criação da Força Policial Militar em nosso Estado, oportunidade em que aproveitamos para enfatizar a magnitude desta data para os integrantes da Corporação.

Nossa Corporação nasceu através da criação das Companhias Regionais, que foram instituídas através do Decreto Presidencial nº. 12.077, de 25 de maio de 1916, com a finalidade precípua de manter a paz e a ordem em todo o Território Acriano, formado à época pelos Departamentos do Alto Purus, do Alto Juruá, do Alto Acre e do Alto Tarauacá.

Em 1º de janeiro de 1921, as Companhias Regionais do Território acriano foram integradas, formando assim a Força Policial do Acre, que contribuiu de forma marcante e decisiva para o engrandecimento do então Território do Acre. Seus nobres integrantes participaram efetivamente da construção das principais obras públicas realizadas neste Estado. Bem como contribuíram para a formação profissional e educacional do povo acriano, através da implantação de diversos cursos profissionalizantes nas dependências de nossa milícia, sendo mercê de reconhecimento pelos serviços prestados a esta sociedade, através de carta enviada pelo então Governador do Território, Sr. Hugo Ribeiro Carneiro, ao Ministro da Justiça e Negócios Interiores desta Nação, Dr. Augusto de Viana Castelo.

Foram várias as denominações antes de chegarmos à atual, derivadas principalmente de modificações na estrutura administrativa de nossa Corporação. Dentre tais modificações destacamos a ocorrida em 30 de junho de 1934, que transformou a então Força Policial do Acre em Polícia Militar do Território Federal do Acre e a ocorrida em 5 de setembro de 1943, que modificou a denominação desta última para Guarda Territorial.

Finalmente, em 1962, com a elevação do Território Federal do Acre a Estado Federado da Nação Brasileira, a Guarda Territorial foi convertida na Polícia Militar do Acre, através do Art. 48 da 1ª Carta Magna Estadual, que denominou a atual milícia como instituição permanente destinada à manutenção da ordem e segurança interna de nosso Estado, cujo patrono é o Cel. José Plácido de Castro. Todavia, em razão de questões estruturais, a Polícia Militar Estadual apenas foi instalada em 31 de março de 1974.

Em síntese, a Polícia Militar do Estado do Acre ao longo de sua história, que na verdade confundi-se com a própria história e formação e evolução de nosso Estado, contribuiu não só para a preservação da paz e segurança de nossa terra, como também participou efetivamente para sua construção, administração e afirmação como unidade federativa da Nação.

Imponderavelmente, são muitas as razões para que nos engrandeçamos de orgulho para recontar a história e evidenciar os feitos que marcaram a trajetória heróica da Polícia Militar do Estado do Acre. Do seio desta Instituição saíram brilhantes Oficiais e Praças que alcançaram as mais elevadas funções dentro de suas carreiras na Polícia Militar do Estado, movidos pelo ideal do servir e proteger a sociedade acriana, consolidando nossas tradições e valores castrenses.

Neste contexto, não se poderia esquecer de mencionar os Policiais Militares pioneiros que, no ano de 1974, aqui iniciaram os trabalhos de instalação da Polícia Militar do Estado, proporcionando um eficaz serviço de segurança e proteção a sociedade, e que muito nos orgulham em pertencer a esta Instituição, razão pela qual, são exaltados como dignos de nossa lembrança, admiração e respeito pelos relevantes serviços prestados ao povo do nosso Estado.

Cabe ora reproduzir as tão oportunas quanto atuais palavras de autoria desconhecida: “Felizes aqueles capazes de orgulharem-se de seu passado”, e a Polícia Militar do Estado do Acre orgulha-se de sua história. Não esqueçamos que Passado é tradição e Tradição é semente de futuro.

Assim, nesse momento de profundo orgulho por estarmos comemorando esta data tão significativa, é possível afirmar, na condição de Comandante maior desta força militar, que só seremos capazes de honrar nossos antecessores se formos hábeis em perpetuar a existência de nossa Corporação, unidos em torno de um mesmo ideal, ou seja, servir sempre ao povo com respeito às normas e princípios de direito, a dignidade da pessoa humana e ao estado democrático de direito, todavia estribado na hierarquia e na disciplina, nossos pilares fundamentais.

HIERARQUIA E DISCIPLINA. Como dito, estes são os princípios basilares de uma Instituição Castrense, segundo a própria Constituição da República. A hierarquia, entendida como ordenação progressiva de autoridade, é necessária para fixar funções e responsabilidades; enquanto que a disciplina, entendida como a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo policial-militar.

Seremos sempre fortes e respeitados enquanto capazes de cultivarmos nossos valores e nos mantermos unidos em prol da causa comum da PMAC. A Polícia Militar do Acre deve estar acima de qualquer vontade ou interesse individual. JUNTOS, SOMOS GRANDES, POIS FORMAMOS UMA UNIDADE VALIOSA - A FAMÍLIA POLICIAL MILITAR.

Neste aspecto, podemos enfatizar que cultivar nossos valores é preservar a nossa existência. É assegurar a continuidade da prestação de nossa missão constitucional de servir e proteger.

Para esta nobre missão a Polícia Militar do Estado do Acre depara-se com inúmeros desafios diante do complexo quadro da Segurança Pública em nosso país, mobiliza-se cada vez mais para investir recursos na melhoria de sua estrutura organizacional e aposta na modernização administrativa e operacional para oferecer à sociedade uma melhor prestação de serviços, na busca incessante pela legitimidade e reconhecimento por parte da comunidade.

Certamente, tormentas e intempéries cruzaram nossos caminhos nessa jornada, mas a Instituição se manterá sólida e inabalável, pois temos nossa história construída e coroada por grades lutas e conquistas ao longo de toda a sua existência, o que só foi possível em virtude do comprometimento, da dedicação integral, do trabalho árduo e da lealdade aos princípios e valores militares por parte de cada um dos integrantes da PMAC, militares e servidores civis.

FAMÍLIA POLICIAL MILITAR, o momento é de festa, mas notadamente de reflexão sobre o rumo institucional a se trilhar, sobre a importância de fomentarmos os nossos valores e princípios éticos e morais, em especial de elevarmos a hierarquia e a disciplina ao patamar de excelência almejado pelas instituições militares, de sobrepormos o interesse público aos possíveis interesses individuais, de nos orgulharmos das realizações da Corporação em benefício da sociedade acriana, de envidarmos esforços a fim de combater as mazelas da criminalidade, imbuídos em SERVIR E PROTEGER o povo deste torrão, mesmo que com o SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA, cumprindo assim o legado dos companheiros que tombaram na defesa deste nobre ideal.

Desejamos que os ideais lembrados nesta data continuem cada vez mais norteando a conduta, mantendo elevada a imagem da Instituição e contribuindo para o engrandecimento do nosso Acre!

Abnegação, integridade, determinação e coragem!

São as principais qualidade do Policial Militar Acriano.

Parabéns Polícia Militar do Acre. Vida eterna a nossa Corporação!

Muito obrigado!

Rio Branco – Acre, em 25 de maio de 2011.


José dos Reis Anastácio – Cel PM
Comandante Geral da PMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário