EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

sábado, 2 de abril de 2011

Policia Militar forma 38 Educadores Sociais para atuarem em escolas



Policiais militares enfatizaram a importância dos pais na jornada escolar de seus filhos

A Polícia Militar do Estado do Acre realizou nesta sexta, 1, a formatura de encerramento do IV Curso de Formação de Educador Social do Proerd/2011. Trinta e oito policiais militares, de todos os municípios do Estado, foram contemplados com o curso, que atenderá crianças e adolescentes do quinto e sétimo anos, ensino infantil e pais, além da comunidade em geral, em todos os municípios do Estado do Acre.O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é desenvolvido nas escolas públicas e particulares por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especial. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, o Proerd e o Policiamento Escolar, juntos, têm conseguido realizar um trabalho preventivo dentro das escolas. “Esse tem sido um trabalho que promove um elo entre a escola, a família e a polícia, tem conseguido trazer o pai para perto do ambiente escolar, passando a conhecer o cotidiano de seu filho”, afirma o secretário.No Acre, o Proerd foi implantado no ano de 1999. Desde esse tempo, a PMAC tem seu programa de prevenção reconhecido, seja através de premiações ou de menções públicas. “Foi com muito sacrifício que conseguimos implantar esse programa no Acre, mas sei que foi um esforço válido, pois vejo o resultado nas escolas, e esse deve ser o nosso objetivo diário, que é extinguir o número de violência causada pelo uso de entorpecentes”, revela o coronel Gilvan Vasconcelos.


Durante a solenidade, os policias militares realizaram uma peça teatral que serviu de conscientização aos pais sobre sua participação na vida escolar de seus filhos, além de vídeos educativos de orientação ao combate ao uso de drogas e violência familiar. Após os cursos as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastadas das drogas.

Para o sucesso dessa formação, a PMAC contou com a parceria da Polícia Militado Estado do Amazonas, que facilitou o curso, e também da Polícia Militar de Rondônia. A Policia Militar, juntamente com as parcerias, já diplomou mais de 80 mil crianças e adolescentes no Proerd no período de 1999 a 2010. Outro dado importante refere-se às reuniões que são realizadas com os pais dos alunos, que objetivam fortalecer o relacionamento dos pais com os filhos, bem como repassar orientação sobre as drogas e a violência e de como podem colaborar para a eficácia do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário