EMERGÊNCIAS OU DENUNCIAS; LIGUE 190, 1703 OU 1499. POLICIA MILITAR: 97 ANOS SERVINDO E PROTEGENDO.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Polícia Militar propõe parceria entre família escola na luta contra as drogas



É à escola que confiamos a educação e a proteção dos nossos filhos e é onde eles passam boa parte do tempo, por isso é fundamental a parceria escola e família. Pensando na busca pela promoção de uma educação e saúde integral é que assinalamos nos programa  da polícia Militar de Tarauacá a importância do trabalho conjunto escola e Policial Educador, os quais juntos e com a participação da família poderão realizar um trabalho formador com crianças e adolescentes.
Este ano vamos realizar um trabalho de prevenção, conhecendo as famílias e discutindo sobre estratégias de prevenção e promoção de saúde para os jovens. Neste programa, visamos ao aumento das parcerias, por isso aqui estimulamos o trabalho conjunto: escola, família e segurança. Assim, para a eficácia destes programas, é fundamental que o orientador escolar e o policial educador conheçam a importância dos grupos que integram a comunidade.

·         Deixamos aqui a reflexão quais são os papéis dos pais (da família) na educação dos jovens?

Nós sabemos a importância que os pais exercem na vida de seus filhos. E quando falamos “pais”,consideramos todos aqueles que são responsáveis de uma forma especial no cuidado da criança e do adolescente, tratando-os como filhos.
Os bons pais sempre se preocupam com o bem-estar dos filhos, oferecendo carinho, proteção e cuidado à saúde e à educação. Apesar disso, por vezes, os pais têm dificuldades em agir da melhor maneira possível, principalmente, em situações difíceis, em razão do excesso de trabalho, das preocupações da vida e dos problemas pessoais, o que, às vezes, faz parecer que se está cada vez mais difícil viver nos dias de hoje.

Perfil dos Pais

·         O estilo autoritário: as regras e os limites são impostos de maneira rígida, não promovendo o diálogo. Eventualmente, há o uso de ameaças ou violência, utilizando generalizações que desqualificam a criança ou o adolescente. Os filhos acabam por se sentirem coagidos e frequentemente apresentam uma visão negativa sobre si mesmos.Ao tentarem lidar com esse tipo de estilo, é possível que os filhos se utilizem de mentiras ou omissões, na tentativa de fugir dessas situações que acabam sendo bastante aversivas.

·          O estilo com autoridade: as regras e os limites são conversados. Os pais procuram ouvir os filhos, mesmo quando não estão certos. Essa atitude permite que os filhos também ouçam os pais, permitindo um espaço de fala e escuta, ou seja, de diálogo. Com o desenvolvimento, os filhos gradativamente conquistam a autonomia e aprendem a se responsabilizar pelos seus próprios atos. Os filhos acabam por se sentirem amados,respeitados e capazes de enfrentar situações difíceis.


·          O estilo negligente: os pais que exercem esse estilo evitam falar sobre regras e limites,pois acreditam que os filhos já sabem o que devem fazer. Não existe clareza sobre o que é certo ou errado. Em algumas situações extremas, os pais até expressarem o desagrado diante do comportamento dos filhos, mas o fazem de maneira impetuosa. Como consequência, é comum os pais se sentirem culpados e tentam compensar a bronca de alguma maneira, por vezes, cedendo algum limite importante. Esse estilo acaba gerando um estado de confusão tanto para os pais, quanto para os filhos.



Sd Pm Hálida (Instrutora Proerd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário